Quem sou eu

Minha foto
Médico Veterinário (UFRRJ-1964). MS em Microbiologia (UFRRJ, 1971) e PhD em Sanidade Animal (UFRRJ, 1997). Produziu cerca de 150 trabalhos científicos: os primeiros relatos sobre Cryptococose felina; primeiros isolamentos do Pithyum insidiosum de equinos; Nefropatia micotóxica suína, Aflatoxicose em suínos; anticorpos monoclonais anti aflatoxina e citrinina e estudos experimentais sobre citrinina em suínos. Prêmio de Pesquisa Avícola “Prof. José Maria Lamas da Silva” “Comenda do Mérito Veterinário” Instituto de Veterinária da UFRRJ; Honra ao Mérito Veterinário CRMV-RJ e Professor Emérito da UFRRJ. Presidente da Sociedade Latinoamericana de Micotoxicologia, Presidiu o I Congresso Latinoamericano de Micotoxicologia, RJ. Implantou o Centro de Micologia e Micotoxicologia e o Curso de Mestrado em Microbiologia Veterinária da UFRRJ. Autor dos livros: “Micotoxicologia: perspectiva Latino-americana” e “Micologia Veterinária” Na UFRRJ foi Professor Titular de Micologia e Micotoxicologia. Atualmente é Professor Titular da Universidade Estácio de Sá, responsável pela disciplina de Micologia Veterinária.

Pesquisar este blog

domingo, 16 de dezembro de 2012

Novo livro do Professor Hygino




Lançamento de livro

"Cidade submersa. 
Fatos, histórias e fantasias"

No dia 23 de novembro de 2012 foi feito o lançamento do livro "Cidade submersa. Fatos, histórias e fantasias"  de autoria de Luiz Celso Hygino da Cruz, (Prof. Hygino), professor Emérito da UFRRJ e Titular da UNESA.


Para adquirir este livro entre em contato com o prf. Hygino através do e-mail: hyginodacruz@gmail.com


                                      

"Cidade submersa. Fatos, histórias e fantasias" é uma história que se desenrola numa das mais difíceis fases da vida nacional que foi fortemente influenciada por dois episódios de repercussão mundial, a grande depressão econômica americana e a Segunda Guerra Mundial. Foram importantes acontecimentos extra-fronteiras que refletiram de maneira marcante sobre a economia brasileira e, em especial, sobre a região focalizada na história relatada pelo autor. "Fatos, histórias e fantasias" se misturam em um relato com histórias  reais acompanhadas de diálogos inventados, mas que poderiam ter ocorrido. 
O enredo principal gira em torno de uma criança de seis anos de idade que foi envolvida com uma enchente diluviana que atingiu sua cidade natal obrigando sua família a se retirar para a fazenda de um de seus tios e, em seguida, para a casa de seus avós em uma vila do interior de Minas Gerais. Na fazenda ele se surpreende com o esplendor do céu estrelado e com os sons da noite em contraste com os produzidos durante o dia. O relato sobre a rotina diária na fazenda é repleto de realismo e lirismo levando o leitor a se sentir como um participante dos acontecimentos. Na casa de seu avô, um misto de apicultor e comerciante, teve a oportunidade de conhecer a vida das abelhas, sua organização social e o poder de seus ferrões venenosos. Descreve a vida dos habitantes da vila, seus personagens principais, seus costumes e hábitos de higiene, as brincadeiras de criança e seus entretenimentos.
Quem nasceu e viveu no interior de um país que, mesmo sendo tão múltiplo, diferente e diversificado como é o Brasil, sabe que na essência todos se parecem e, por isso, logo encontrarão semelhanças com um ou outro dos personagens da história de cada um.



Um comentário: